‘Nunca mais a guerra!’, pede papa ao convocar oração e jejum por paz na Síria

Especial para o VERBO ONLINE

Papa em Aparecida, em julho; Francisco pede gesto pela fraternidade neste dia 7 de setembro

Da Redação do VERBO ON LINE

O papa convocou os católicos neste domingo, dia 1º, durante prece do Angelus, para um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, no próximo sábado, 7 de setembro, véspera da solenidade da Natividade de Nossa Senhora. Francisco convidou cristãos não-católicos e pessoas de boa vontade a se unirem à iniciativa contra investida militar no país após ataque a oposicionistas atribuído ao governo do presidente Bashar al-Assad.

A dezenas de milhares de pessoas na praça São Pedro, Francisco fez um longo apelo pela paz na Síria e Oriente Médio ao dizer que Deus e a história seriam os juízes de quem promove a violência ou impede a paz. Ele condenou o uso de armas químicas, que potências ocidentais alegam terem sido empregadas pelo governo sírio no conflito interno. “A violência não leva à paz, a guerra leva à guerra, a violência leva à violência”, disse, em aparição em que não mostrou o sorriso habitual.

Papa em Aparecida, em julho; Francisco pede gesto pela fraternidade neste dia 7 de setembro
Papa em Aparecida, em julho; Francisco pede gesto contra intervenção militar no país árabe no 7 de setembro

A convocação do papa para se observar um dia de oração e jejum penitencial se dirige aos 1,2 bilhão de católicos no mundo, com participação das dioceses, prelazias e outras unidades administrativas da Igreja Católica na promoção do gesto. “Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por essa intenção”, diz. Ele anunciou a iniciativa um dia depois de uma reunião de altos funcionários do Vaticano sobre a Síria.

Francisco comunicou que, no sábado, cumprirá o gesto em uma celebração especial na praça São Pedro à noite, pelo horário local do Vaticano. “Aqui, das 19h ate as 24h, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz!”, ressalta o papa em mensagem aos fiéis.

Nesta segunda-feira, dia 2, o papa usou o twitter para novamente pedir pela paz. ‘Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra!’, disse, ao voltar a demonstrar preocupação pelo “dramático desenvolvimento que se apresenta na Síria”, sobre a crescente crise no país de 20,8 milhões de habitantes, e pedir negociações e diálogo por solução pacífica. Após rezar na praça São Pedro, o pontífice escreveu ainda no microblog: “Rezemos pela paz: a paz no mundo e no coração de cada um”.

Com agências de notícias

comentários

>