Núncio na Venezuela, dom Parolin é novo secretário de Estado do Vaticano

Especial para o VERBO ONLINE

DA REDAÇÃO DO VERBO ONLINE

O núncio apostólico na Venezuela, dom Pietro Parolin, foi nomeado pelo papa Francisco novo secretário de Estado do Vaticano, em substituição ao cardeal Tarcisio Bertone, de acordo com anúncio oficial da Santa Sé na manhã deste sábado, dia 31. Dom Parolin, italiano de 58 anos, já trabalhou na Secretaria de Estado, por sete anos.

O comunicado ressalta que o papa pediu a Bertone que permaneça no cargo até o dia 15 de outubro. Na data, em audiência com toda a Cúria romana, Francisco agradecerá publicamente pelo “fiel e generoso serviço prestado à Santa Sé” pelo cardeal salesiano e apresentará dom Parolin a seus colaboradores.

O novo secretário de Estado nasceu em Schiavon, na região do Veneto, norte da Itália. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos. Ingressou no seminário aos 14. Estudou direito canônico em Roma, foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou carreira diplomática na Santa Sé em 1986. Foi representante do Vaticano na Nigéria e no México.

Dom Pietro Parolin, italiano de 58 anos, nomeado secretário de Estado do Vaticano pelo papa Francisco - Foto: Divulgação
Dom Pietro Parolin, italiano de 58 anos, nomeado secretário de Estado do Vaticano pelo papa Francisco      – Foto: Divulgação

Em 2002, foi chamado novamente a Roma e nomeado vice-secretário da seção para as relações com os Estados, colaborando com os cardeais Angelo Sodano e Bertone. Dom Parolin se ocupou das relações com os países asiáticos como Vietnã e China até 2009, quando foi nomeado pelo então papa Bento 16 para a Nunciatura de Caracas.

A nomeação de dom Parolin marca o retorno ao segundo posto mais importante da Santa Sé – atrás apenas do papa – de um diplomata de formação e evidenciaria atenção especial do pontífice com a Igreja na América Latina e também na Ásia, que Francisco quer visitar, ao dizer que Bento 16 “não teve tempo de estar” no continente.

Dom Parolin agradeceu, em Caracas, pela confiança do papa e manifestou total disponibilidade para servir. Disse que sabe da responsabilidade da missão “empenhativa e exigente”, mas confia na misericórdia de Deus, na oração e ajuda de colaboradores para desempenhar a função. O novo secretário de Estado fala inglês, francês e espanhol, além de italiano.

OUTRAS NOMEAÇÕES
Também neste sábado o papa confirmou nos respectivos cargos dom Giovanni Becciu, substituto para as Questões Gerais, dom Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados, dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia, monsenhor Peter Wells, assessor para as Questões Gerais, e monsenhor Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados.

Com agências de notícias

 

comentários

>