Padre de Campo Limpo vai trabalhar em Portugal na promoção de vocações

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ON LINE

Reitor de candidatos ao sacerdócio estudantes de filosofia e teologia da Diocese de Campo Limpo (sudoeste da Grande São Paulo), padre Juarês Martins, 48, vai trabalhar em Portugal, na Diocese de Santarém, com a missão de formar novos padres para a Igreja local no centro do país. Nesta terça-feira, dia 27, às 17h, no Seminário Nossa Senhora Aparecida em Taboão da Serra (SP), do qual esteve à frente por cinco anos, ele celebra missa em que se despede de seminaristas e fiéis em geral rumo a grande desafio.

“Os padres da Diocese de Santarém estão ficando velhos, e não aparecem novas vocações. A minha missão tem esse intuito de promover as vocações por lá”, disse padre Juarês ao VERBO. Para contar com o trabalho do brasileiro, o bispo português dom Manuel Domingues, de 71 anos, insistiu bastante com dom Luiz Antônio Guedes, de Campo Limpo, que aceitou. Ele não conhecia pessoalmente o novo colaborador. “Fisicamente não, conhecia o meu trabalho da pastoral vocacional”, contou.

Pe. Juarês com fiéis da Igreja São Lucas e São Patrício em despedida de paróquia - Foto: Divulgação
Pe. Juarês com fiéis da Igreja São Lucas e São Patrício em despedida da Paróquia São João Batista, domingo – Foto: Divulgação

Padre Juarês ficará em terras lusitanas por tempo mínimo já definido. “A princípio, por três anos, podendo depois renovar ou encerrar”, revelou. Ao mesmo tempo, estará responsável pelas igrejas de Várzea, Abitureiras e Moçarria. “São os meus novos amores. Sei que o povo dessas paróquias não me pertence, pertence a Deus, e que Ele na sua infinita bondade os confia aos meus cuidados”, diz em sua página em uma rede social. Ele estará na nova terra de missão já no domingo próximo, dia 31 de agosto.

Mineiro de Imbé de Minas, Juarês foi ordenado em 19 de março de 1999 na Catedral de Campo Limpo e trabalhou na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no Jardim Capela (extremo da zona sul de SP) por dois anos e meio e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Lourenço da Serra (52 km de São Paulo) por sete anos, antes de assumir a direção de seminário, depois da chegada de dom Luiz Antônio Guedes, que o designou para desenvolver trabalho criterioso de formação e acompanhamento dos seminaristas.

Entregue ao seminário, Juarês servia nos fins de semana, entre outras paróquias, na São João Batista em Taboão, onde no domingo celebrou a última missa entre os fiéis na Igreja São Lucas e São Patrício. “Sentiremos falta do seu falar manso e olhar bondoso”, disse a paroquiana Leninha Oliveira. Na semana passada, ele disse à reportagem não poder partir sem ir a Aparecida (SP) rezar. “Preciso comprar duas imagens bem bonitas de Nossa Senhora Aparecida, uma para mim e outra para levar para o bispo de lá”, acrescentou.

comentários

>